sábado, 30 de junho de 2012

Vencendo os erros

   Nós educadores, temos que estar constantemente preparando aulas mais criativas para ajudar os alunos a superarem seus erros. Por isso é importante estarmos em constante atualização, para oferecer aos nossos educandos um ensino de melhor qualidade.
   Conhecer um pouco do que diz pensadores como: Jean Piaget, Lev Vygostsky e David Ausubel, nos ajuda e muito a entender melhor os processos em que os alunos passam e  usar maneiras mais eficazes para proporcionar os mesmos um ensino de melhor qualidade.
   Como se diz Piaget: "O erro é necessário quando se quer aprender. Ao mostrar um erro ao aluno e propor que reflita sobre ele, você dá os dois tipos de  feedback, que vão ajudá-lo a mudar suas hipóteses  sobre o conteúdo."
   Segundo Vygotsky: "Há dois níveis de desenvolvimento: o real (o que a criança faz sozinha) e o potencial ( o que ela faria com ajuda). Ao identificar o nível de desenvolvimento real do aluno, é possível pensar em atividades que o ajudem a avançar, consolidando a zona de desenvolvimento potencial."
    Segundo David Ausubel: "Aprender significamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental e, com isso, ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos."
   Tentei aplicar em minhas aulas, o que venho aprendendo com os pesquisadores acima citado e elaborei um planejamento para trabalhar com os meus alunos o uso das pontuações, as quais as crianças vem apresentando bastante dificuldades, principalmente ao produzerm textos.
   Seguem como sugestões de atividades, algumas das aulas em que trabalhei o assunto pontuação.



“ Quando a criança se interessa pelo  que faz é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.”
                                                        Jean Piaget

Panejamento:
Pontuação
Pronúncia correta da pontuação em diferentes portadores de textos
Conhecimento dos sinais de pontuação e sua função
Dramatizações
Emprego da pontuação em frases e textos
Criação de legendas para correção dos sinais de pontuação
Reescrita de textos dos próprios alunos
Classificação das frases de acordo com a pontuação
Leituras individuais e coletivas
Produções de diálogos e apresentação dos mesmos

  •                                              Aula 01


   Iniciei minha aula falando sobre a importância da leitura e que para que a mesma seja entendida, é necessário empregar a entonação adequada, por isso a pontuação se faz tão necessário ao ler e escrever.
   Contei para as crianças uma história com o título: Saber ler também pode salvar vidas.
   A história narrada foi eu mesmo que inventei afim de deixar a aula mais atrativa.
   Primeiro coloquei  o título no quadro e fiz o questionamento com as crianças, para sondar o que pensavam sobre o mesmo, A maioria discordou no  início, mas depois de ouvir a história todos ficaram cientes de que realmente o que  levou  o herói a morte foi o fato que ele não sabia ler.
   A aula deste dia girou em torno da importância da leitura, do quanto a escola é importante em nossas vidas, pois um herói tão corajoso, solidário e forte, no final morre ao tomar um produto tóxico, porque não sabia ler o que estava no rótulo.
   A história que as crianças ouviram foi entregue uma cópia a cada uma delas para que lessem e tentassem pontuá-la.
   Recolhi as mesmas em um envelope para que depois, que tivéssemos feito um estudo mais aprofundado sobre pontuação, as mesmas fizessem uma revisão do texto que as mesmas pontuaram.
   Segue a história que narrei para as crianças.
                                           "Saber ler, também pode salvar vidas"

   Numa cidade, não muito distante daqui, havia um rapaz muito admirado pelo população. isto porque além de cultivar muitos valores, como: amizade, solidariedade, respeito, coragem e outros...ele estava sempre salvando vidas.
   Seu nome era Júnior, mas as pessoas o chamavam carinhosamente de Juninho Herói.
   Um dia, houve um temporal em sua cidade e inundou tudo.
   Um garoto estava se afogando. Como a correnteza era muito forte, as pessoas se desesperaram, mas ninguém tinha coragem de arriscar e salvar o garoto.
   Uma vizinha de Juninho Herói viu o garoto se afogando e ligou rapidamente para ele.
   Imediatamente ele chegou, lutou com todas as suas forças contra a correnteza até salvar o garoto.
   As pessoas ficaram comovidas e admiradas com tanta coragem!
   Tempos depois, várias pessoas ficaram doentes por causa da água contaminada da enchente e contraíram várias doenças como leptospirose e outras.
   Novamente Juninho Herói não mediu esforços,  pegou seu fusquinha amarelo, colocou as pessoas doentes e levou-as  a hospitais, postos de saúde...dando assistência a quem precisasse de sua ajuda.
   E assim...Juninho Herói ia vivendo e encantando a cidade.
   Sua solidariedade era tão grande que passou  a ser notícias em jornais, rádios, revistas...
   Os meios de comunicação sempre narravam algo bonito sobre o Juninho Herói.
   Até que um dia, aconteceu algo tão triste...mais tão triste que a cidade inteira chorou.
   Um incêndio atingiu um prédio, as pessoas chamaram imediatamente os bombeiros que conseguiram salvar a grande maioria das pessoas, porém...uma mãe estava desesperada, quando notou que sua filha retornou ao prédio para buscar sua boneca.
   Aos prantos ela pediu ajuda a Juninho Herói, que entrou imediatamente em ação, lutando bravamente com toda sua força contra o fogo para salvar  a menina.
   Assim que ele conseguiu salvar a menina entregou-a ,aos bombeiros que desceram imediatamente com a menina nos braços para receber assistência médica.
   Juninho Herói estava se sentindo muito mal, sem ar, com grande dificuldade para respirar, precisava urgentemente de água.Ele caminhou com dificuldade e encontrou em cima do armário, um litro.          Imediatamente abriu o mesmo e viu que dentro havia um líquido transparente feito água. Mas...no rótulo do produto estava escrito:" Produto tóxico", se ingerido provoca a morte em poucos segundos.
   Infelizmente o grande herói não sabia ler, ingeriu o produto, caindo logo em seguida.
   Quando os bombeiros retornaram ao prédio, encontraram Juninho Herói já sem vida.
    Um sentimento de tristeza tomou conta da cidade.
     Um herói que encantou a cidade, venceu perigos bravamente, salvou a vida de tanta gente, acabou morrendo por ingerir um produto tóxico, porque não sabia ler.





                                   Aula 02


   Revisar a aula anterior e explicar as crianças que depois do ocorrido com Juninho Herói, a cidade inteira estava em luto, era difícil retornar a vida normal.
   Várias homenagens foram feitas ao herói que seria eterno no coração de todos.
   O prefeito da cidade convocou todos os professores e exigiu que as aulas fossem mais atrativas para que as crianças sentissem prazer pelos estudos, aprendessem realmente e despertassem nas pessoas analfabetas desejo em voltar a estudar.
   O prefeito então contratou  seres muito especiais que serão nossos amigos da escola, os quais ajudarão a gente ler, escrever e interpretar melhor.
   Vocês vão ter o privilégio de recebê-los agora, enquanto conto a história, também terão as fotos dos mesmos, coladas em seus cadernos, pois eles são fundamentais em nossa vida.


   O nome de nossa história de hoje é: "Somos pontuais"

    Em um paraíso secreto viviam seres extraordinários, muito responsáveis e muito pontuais. Viviam em harmonia em seu reino, até que um dia precisaram de deixar o paraíso para socorrer muitas crianças que encontravam dificuldades nas escolas.Então estes sete amiguinhos despediram dos demais e foram para as escolas, onde precisavam deles com  mais urgência.
    Vamos conhecer agora Maria Espaço Vago(parágrafo)
   "Meu espaço equivale a dois dedinhos seus.
   Características:
    Gosto de ficar sempre no início dos assuntos.
     Sempre mando o Senhor Alfabeto, chegar para lá.

      Agora é a hora de um personagem muito conquistador, ele é dos mais presentes em todos os textos, é o nosso amigo Zé do Ponto.

    Agora uma nova amiguinha, ela é muito apaixonada pelo Zé do ponto, gosto muito de estar presente nos textos assim como ele e fica muito zangada pois as crianças costumam esquecer sempre a sua presença.
   Ela é nossa amiguinha Virgulina

    Temos a honra de receber aqui, duas amigas inseparáveis que é a Lilica Dois Pontos e Joaninha Travessão.

   Lilica Dois Pontos
   Sou muito amiga da Joaninha Travessão.
   Características:
   Quase sempre, quando apareço, todo mundo já sabe que vem junto a Joaninha Travessão.
   Somos grandes amigas.
   É só ela quem  fala.
   Ela é tão falante!


   Joaninha Travessão

   Estou sempre presente nos diálogos.
   Características:
   Sou muito falante:
   Sou amiga da Lilica Dois Pontos.
   Quase sempre estamos juntas.

   Temos agora a chance de conhecer um tremendo intelectual, ele é Chico Perguntador






     E para finalizar as apresentações de hoje, um dos que eu mais admiro, pelo seu grande entusiasmo por tudo, ele é o Beto Exclamador.































   E agora crianças que tivemos a honra de conhecê-los, serão nossos amiguinhos inseparáveis e estarão presentes todos os dias em nossas aulas, eles são sempre muito pontuais.
Vamos aplaudi-los desejando-lhes que sejam muito bem vindos!



Obs: As crianças receberam o desenho dos personagens para que colorissem os mesmos e colassem nos cadernos.
Cada criança representou um personagem da pontuação e cada delas ficou responsável em olhar o caderninho de todos os amiguinhos, para verificar se estavam esquecendo a sua presença.


                        Aula 03



TEATRO DA PONTUAÇÃO

Atendendo a pedidos....
TEATRINHO DA PONTUAÇÃO
OBJETIVO: fixar a função dos sinais de pontuação; observar a diferença entre uma leitura pontuada e outra sem pontuação e salientar a importância da pontuação.


NARRADOR:
Estavam reunidos, pensativos, tristes, desanimados, Zé do Ponto, Maria Espaço Vago, Joaninha Travessão e Virgulina.
Comentavam que não se achavam tão importantes como o Sr. Alfabeto, que era grande, elegante e dizia coisas bonitas.
Dizia Zé do Ponto (com ar desanimado):


ZÉ DO PONTO:
_ Sabem, eu fico muito triste porque as pessoas só tem olhos para o Sr. Alfabeto. As vezes, passam por cima de mim, me atropelam e saio todo machucado. Sou tão pequeno que as vezes ninguém me ve. Gostaria, de ser como um sinal de trânsito, bonito que fica lá no alto e todos os carros e pessoas obedecem. Quando ele fica vermelho, todos param. Mas sou tão pequeno!


NARRADOR:
Maria Espaço Vago, consolando o velho amigo fala:

MARIA ESPAÇO VAGO:
_ Ah Zé do Ponto, eu também, as vezes fico muito triste porque sei que as pessoas precisam de mim, mas não me fazem caso.
Por isso, quando escrevem as vezes, fica tudo embolado, porque nem sabem que eu existo para separar uma ideia da outra, uma palavra da outra. Escrevem tudo seguidinho, seguidinho, não trocam de linha e nem deixam nenhum espaço vago entre as palavras.


NARRADOR:
Joaninha Travessão, toda convencida, fala:


JOANINHA TRAVESSÃO:
_ Pois eu nem ligo. Se as pessoas não fizerem caso de mim, não vão entender nada do diálogo. Vai ser problema delas. Não posso fazer nada! Estou ciente da minha importância. Se quiserem me utilizar, bem, se não quiserem, amém.


NARRADOR:
Nisso, chegam animados o Beto Exclamação e o Chico Perguntador, que vêm sempre perguntando:


CHICO PERGUNTADOR:
_ Ei, vocês ai, que caras são estas? Sobre o que estão conversando? Posso brincar com vocês? Por que estão reunidos? Não querem passear pelos jardins do texto?


BETO ESCLAMADOR:
_ Chega! Basta! Puxa vida! Nossa! Você só sabe perguntar! Se pelo menos você ouvisse as respostas, saberia o que está acontecendo!


NARRADOR:
Lilica Dois Pontos, que ouvia a conversa num canto afastado, disse:


LILICA DOIS PONTOS:
_ Tive uma ideia genial! Para acabar com o baixo astral dos nossos três amigos, vamos passear pelos jardins do texto, mas vamos ficar escondidos. Vocês vão ver a bela confusão que vai dar. Vai ser bem divertido!


NARRADOR:
Maria Espaço Vago, contrariada, não quis brincar e disse:


MARIA ESPAÇO VAGO:
_ Vou ficar bem aqui no meu lugar. Quero ver em que vai dar essa brincadeira.


NARRADOR:
Os outros se esconderam atrás das letras, debaixo das palavras e em silêncio observaram o aperto do Sr. Alfabeto para se fazer entender.
Espalharam-se pelos jardins do texto e ficaram escutando (personagens se escondem).
E foi então que o Sr. Alfabeto e todos perceberam a importância que tem a pontuação em qualquer texto, a partir desse dia, todos passaram a respeitar todos os pontos, tanto quanto respeitavam o Sr. Alfabeto.


http://hugopereiracorrea.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html


                              Aula 04


O mistério da  herança





Esse texto é excelente para trabalhar pontuação em sala de aula de uma forma leve e divertida. Desperatá o interesse dos alunos.
Que tal aproveitar um texto que anda circulando pela internet, para realizar, em sala de aula, uma vivência lúdica e divertida sobre a importância da correta pontuação em um texto? Esta é mais uma proposta pedagógica , para enriquecer as atividades do professor de Produção Textual.

Este exercício apropria-se de um texto que tem circulado pela internet, como simples brincadeira. Na proposta pedagógica aqui criada, o objetivo é demonstrar aos alunos que uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto final, corretamente empregados, podem, sim, fazer toda a diferença. É importante que o professor, na etapa inicial do exercício, relembre alguns aspectos principais da pontuação e os cuidados para os erros mais comuns devido ao seu emprego indevido. Outro aspecto importante a ser abordado: a importância da clareza no desenvolvimento de um texto.

Desenvolvimento:
1. Dividir a sala em quatro subgrupos (ou múltiplos de quatro, para salas maiores).

2. Entregar papel e caneta. No papel, para criar um certo “clima”, o professor pode desenhar uma moldura bem bonita, contendo dentro dela a palavra “Testamento” e o texto que será trabalhado.

3. Contar a história que dará origem ao exercício:

O Mistério da Herança

Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Morreu, antes de fazer a pontuação.

A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado. Ou seja, a partir de agora, cada um dos grupos agirá como se fossem os advogados dos herdeiros. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O grupo 3 deverá fazer com que o padeiro herde a riqueza. E, finalmente, o grupo 4 deverá será responsável para a riqueza do falecido chegar apenas às mãos dos pobres.

Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada um dos textos.

Resposta:

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação: 
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobre








                                       Aula  05


      Cada dia, as crianças, tinham contato com diferentes gêneros textuais: cartas, bilhetes, textos formativos e informativos, receitas culinárias.
      Estes textos eram oferecidos as crianças sem pontuação, para que eles lessem com atenção e pontuassem os mesmos. As formas, que as crianças recebiam os textos também eram variadas. As vezes copiavam do quadro, outras vezes eram xerocados ou mimeografados, copiam de cartazes, do not book, etc.





        Algumas das receitas culinárias não ficaram só na teoria, pois quem disse que merenda de escola é sopa. Olhem e sinta o gostinho.


                                           Strogonoff de  Frango







Segue a receita, caso você não tenha resistido a tentação.


INGREDIENTES

  • 1 peito de frango sem pele
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 batatas grandes
  • 1 cebola branca média
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 lata de milho verde
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 2 colheres (sopa) cheias de margarina ou manteiga
  • Coentro a gosto
  • Sal a gosto
  • Condimento misto a gosto (cominho e pimenta - do - reino)
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MODO DE PREPARO

  1. Corte o peito de frango e as batatas em cubos
  2. Reserve
  3. Coloque em uma panela a manteiga para derreter
  4. Em seguida, acrescente a cebola ralada ou bem picadinha e o alho amassado
  5. Deixe dourar
  6. Acrescente o frango, o sal e o condimento misto
  7. Refogue até o frango ficar branquinho
  8. Coloque 1 copo de água e o caldo de galinha
  9. Deixe cozinhar por 10 minutos
  10. Acrescente as batatas, o milho verde e o coentro picado
  11. Deixe cozinhar até as batatas amolecerem
  12. Misture o creme de leite e deixe levantar fervura
  13. E está pronto para servir


               Torta de biscoito com gelatina







                 Torta do Liquidificador









         Purê de inhame e frango assado com batatas






                           Torta de Biscoito










Um dia antes das férias, que tal uma comidinha especial?






















                             Creme de milho

                       Frango com batatas


Hum... de sobremesa, Doce de abóbora com coco

Segue outras sugestões de atividades